Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Voleibol Feminino
Cansu Çetin renovou contrato com o Clube após uma época histórica, marcada pela conquista do Campeonato Nacional (50 anos depois...), e, em entrevista, deixou bem vincada a sede de conquistar mais e mais de águia ao peito.
04 julho 2025, 14h30
Cansu Çetin
Em entrevista à BTV, num testemunho que é também um tributo à paixão, à união e à mística benfiquista, a zona 4 revela-se muito mais do que uma jogadora talentosa: mostra-se uma verdadeira líder, com ambição, empatia e um profundo sentido de compromisso com o Clube. E é neste equilíbrio entre o profissionalismo e o afeto que se desenha o retrato de uma atleta que já conquistou o coração dos Benfiquistas – e que quer continuar a somar títulos com o Manto Sagrado.
A 1.ª ÉPOCA
"Não há palavras suficientes para descrever, foi uma época cheia de emoções. Foi a minha primeira época fora da Turquia e da minha cidade. Esta primeira época foi fantástica, tenho muito boas memórias, também algumas menos boas, mas, graças às minhas colegas, consegui ultrapassar todas as dificuldades durante a época. Fui ficando cada vez mais feliz, tem sido fantástico estar aqui."
O CAMPEONATO PORTUGUÊS
"Não esperava que fosse tão complicado. Quando cheguei, pensei que o Campeonato português fosse mais fácil do que o turco, mas não. Todas as equipas são competitivas, ambiciosas, gostam de jogar voleibol, e há espaço para as jogadoras poderem evoluir. Todos os jogos foram desafiantes, e foi uma época complicada."
SUPERTAÇA – A 1.ª DO BENFICA
"Estou muito feliz por termos conquistado a Supertaça e também o Campeonato Nacional, mas, ao mesmo tempo, estou um pouco triste por não termos conquistado a Taça Ibérica, a Taça de Portugal e a Taça Europeia. Uma parte de mim está muito feliz pelo que conquistámos nesta época, mas isto foi só o início, quero continuar a conquistar mais taças. Temos de conquistar o que ainda não conseguimos, temos de conquistar todas as taças. Esta é a minha motivação! Claro que conquistar a Supertaça foi incrível, foi um ótimo início de época para a equipa. E fizemos um bom trabalho, porque foi a nossa primeira Supertaça no Benfica, fizemos história junto dos Benfiquistas. Ficámos muito felizes, mas, tal como disse, ficaram a faltar mais algumas conquistas."
"Quando recebi a proposta do Benfica, percebi que as propostas da Turquia eram ótimas no papel, mas o Benfica ganhou um lugar especial no meu coração"
Cansu Çetin
O TÍTULO, 50 ANOS DEPOIS. E O JOGO DECISIVO
"Quando falo desse jogo [com o SC Braga] ainda fico arrepiada. Gosto muito de estar no Benfica, gosto muito da minha equipa, e, tal como disse, este foi um ano complicado. Visto de fora, provavelmente não pareceu, porque, mesmo acompanhando os jogos, não é fácil perceber o que se passa na equipa. Depois de 50 anos, fizemos história, e estou muito feliz por termos conseguido fazê-lo todas juntas. No último ponto, quando o jogo acabou, eu caí no chão e comecei a chorar bastante. Todos me perguntaram porque é que chorei e porque é que estava tão emocional. Eu já venci muitos troféus ao longo da minha carreira, mas este foi muito especial. Depois de 50 anos, todos esperavam que nós conseguíssemos ser campeãs, mas nós começámos por perder os dois primeiros jogos com o Braga. Depois perdemos uma das nossas melhores jogadoras, a Kyra [Holt] lesionou-se, e tudo isso me deixou triste. Apesar disso, eu acreditava que era possível, e disse à equipa que tínhamos de conseguir e de fazer história. Pedi-lhes ajuda, e elas ajudaram-me, foram ótimas colegas de equipa e conseguimos o título."
UNIÃO – O SEGREDO
"Não foi um dos segredos, a união foi 'o' segredo. Na realidade não é nenhum segredo, todas gostamos umas das outras, e isso é muito difícil de encontrar numa equipa. Já joguei em equipas fantásticas antes, e há sempre alguém que gosta menos de alguém. Nesta equipa claro que também há desafios, mas nós somos muito unidas. Quando eu chorei, elas estavam lá comigo. Quando elas choraram ou tiveram dificuldades, eu estava lá. Nós somos uma ótima equipa, e é também por isso que estou entusiasmada pela próxima época, porque todas as jogadoras, que vão cá continuar, vão estar comigo."
PERMANÊNCIA NO CLUBE
"Recebi boas propostas do meu país, e o Campeonato turco é realmente muito bom. Quando recebi a proposta do Benfica, percebi que as propostas da Turquia eram ótimas no papel, mas o Benfica ganhou um lugar especial no meu coração. Gosto mesmo muito de estar aqui, adoro os Benfiquistas, adoro as minhas colegas de equipa e adoro a cultura portuguesa. Há muitas semelhanças entre a cultura portuguesa e a cultura turca, e, por tudo isto, decidi que não podia deixar este país, e especialmente não podia deixar o Benfica."
"Quero muito conquistar todas as taças e deixar os Benfiquistas orgulhosos, porque eles vêm apoiar-nos a todos os jogos, estão connosco mesmo quando perdemos, partilham a paixão pelo Clube"
OBJETIVOS PARA 2025/26
"Não conseguimos vencer algumas taças, e neste ano temos de vencer tudo. Talvez a Liga dos Campeões seja algo mais difícil, mas vamos dar tudo para elevar o nosso nível durante a época. Quero muito conquistar todas as taças e deixar os Benfiquistas orgulhosos, porque eles vêm apoiar-nos a todos os jogos, estão connosco mesmo quando perdemos, partilham a paixão pelo Clube e até já nos ofereceram bolachas de chocolate. É perfeito, somos uma família. Tenho uma família que vive na Turquia e tenho outra aqui em Lisboa."
VIVER EM LISBOA
"Lisboa é uma cidade cheia de surpresas, eu não esperava que fosse tão bonita. Lisboa tem natureza, tem uma beleza natural e tem pessoas muito simpáticas e de outros países. Há muitos turistas e muitos turcos, que por vezes vêm aqui para apoiar a equipa. A comida é ótima, há muitas opções de restaurantes, há tudo aqui, adoro viver em Lisboa."
FALAR PORTUGUÊS
"Sei algumas palavras relacionadas com o voleibol e outras sobre 'cortar o cabelo', porque tenho de ir ao cabeleireiro e preciso de saber explicar [sorrisos]. Na minha vida diária uso algumas palavras em português, porque nem todos os portugueses falam inglês, e eu preciso de comunicar com eles. É por isso que tento aprender, sei que não é perfeito, mas vou melhorar. No próximo ano vou falar melhor."
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2025