Futebol feminino

06 julho 2022, 11h02

Pauleta

RESUMO: ENTREVISTA BTV

Nos primeiros dias de preparação para a nova temporada, Pauleta olha para os desafios de 2022/23 com ambição. No programa "A matemática das terças-feiras", da BTV, a média, uma das capitãs da equipa feminina de futebol do Benfica, colocou a conquista do Tricampeonato e a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões como "os grandes objetivos" da época, ciente de que "os adeptos do Benfica gostam muito de ganhar".

Do ingresso no Benfica, há quatro anos, os mesmos de vida do projeto do futebol feminino no Clube, ao percurso académico de sucesso, a licenciada em Química, de 24 anos, recordou a opção por representar o "maior clube de Portugal", considerando-a como uma "aposta ganha".

Orgulhosa pelos sete troféus ganhos pelo Benfica, Pauleta deixou ainda a certeza de que tem "os papéis prontos" para se tornar portuguesa e ficar disponível para representar Portugal, que está presente no Campeonato da Europa com nove águias.

SETE TÍTULOS EM QUATRO TEMPORADAS

"Cheguei no início do projeto e desde o começo que se falou sempre que era para ganhar. Não foram só palavras. Começámos a trabalhar para ganhar títulos, estou feliz por crescer com o projeto. Vir para o Benfica foi uma aposta ganha. Saí do Braga, que estava na Primeira Divisão e lutava por títulos, para o Benfica, que estava na Segunda Divisão. Mas era o Benfica, a grandeza era e é incomparável. Andei para trás para dar um salto muito grande para a frente. A escolha foi certa, o projeto está a crescer muito. Colocar o nome do Benfica na Europa [na fase de grupos da Liga dos Campeões] era um objetivo do Clube, mas não queremos ficar apenas por aí. Queremos repetir neste ano e tentar ir um pouco mais longe."

Pauleta

"A ambição do Benfica vem dos adeptos, sabemos que a felicidade deles depende dos nossos resultados. Faz-nos lutar por nós e por eles"

Pauleta

A MÍSTICA E A SATISFAÇÃO DOS ADEPTOS

"É muito bom ter encontrado um Clube que transmita esta Mística! Sou competitiva, lutadora e tenho raça desde pequenina. Gosto de estar no Benfica por isso. Senti a grandeza do Benfica logo no primeiro dia, quando fiz a visita ao Estádio. Percebi que entrava num clube mesmo grande, numa estrutura que dá tudo ao jogador e uma massa associativa que dá muito apoio. A ambição do Benfica vem dos adeptos, sabemos que a felicidade deles depende dos nossos resultados. Faz-nos lutar por nós e por eles. Desde que entrámos no Clube, as jogadoras cresceram, o projeto também. Com os títulos, a qualidade do nosso jogo, a raça a jogar, isso tem chamado mais os adeptos. Mas não queremos ficar por aqui, temos de trabalhar muito mais para que o Benfica e o futebol português cresçam na modalidade."

ÉPOCA 2022/23: OS OBJETIVOS

"Os objetivos mais importantes são a revalidação do título, queremos ser a melhor equipa portuguesa. Temos qualidade para o conseguir, depois atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões, estar nos grandes palcos. Na época passada não conseguimos nenhuma das taças, mas temos também de ganhá-las. É importante para nós. Queremos oferecer títulos aos adeptos do Benfica, que gostam muito de ganhar. Não prometemos títulos, mas sim muito trabalho para chegar a eles. Vamos trabalhar muito para fazer os adeptos felizes. Muito trabalho, raça, sentimos o emblema em nós."

Pauleta

"Não prometemos títulos, mas sim muito trabalho para chegar a eles. Vamos trabalhar muito para fazer os adeptos felizes. Muito trabalho, raça, sentimos o emblema em nós"

ARRANQUE E MIRA NA CHAMPIONS LEAGUE

"Este começo de época é atípico, não estamos todas. Temos 11 jogadoras de fora [Rute Costa, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Lúcia Alves, Andreia Faria, Andreia Norton, Francisca Nazareth e Jéssica Silva na seleção de Portugal no Europeu; Cloé Lacasse na equipa nacional do Canadá; e Christy Ucheibe ao serviço da Nigéria], mas quem está, tem de trabalhar. As nossas colegas vão chegar com ritmo. O que fará a diferença na Supertaça e na Liga dos Campeões, na qualificação, será o ritmo. Quando chegarem vamos unir as peças. Estamos à espera de uma qualificação mais complicada, um primeiro jogo que esperamos mais fácil e outro com o Twente, nos Países Baixos, mais difícil. Se trabalharmos bem neste mês, vamos ter bons resultados. Não podemos perder o foco, temos de acreditar nas nossas capacidades."

DISPONÍVEL PARA PORTUGAL

"Já tenho os papéis prontos [pedido de nacionalidade portuguesa], estou à espera de cumprir as datas. Depois, estarei disponível para Portugal. Comecei a ser profissional em Portugal. Quero ter a dupla nacionalidade e depois deixar que as pessoas decidam."

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 6 de julho de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar