Futsal Feminino

15 julho 2025, 18h23

Ana Catarina

Ana Catarina

Ana Catarina, guarda-redes da equipa feminina de futsal do Benfica, prolongou o seu contrato com o Clube até 2028 e prepara-se para iniciar a 19.ª temporada de águia ao peito.

Considerada melhor guarda-redes do mundo, distinção atribuída pelo site especializado Futsal Planet em janeiro de 2025, a internacional portuguesa mostrou-se "extremamente feliz" na hora de assinar o novo vínculo.

"Vou para a minha 19.ª época de águia ao peito. A renovação de contrato significa que continuarei a ter o privilégio de vestir esta camisola por mais 3 anos e conseguirei um objetivo que tinha, que é representar o Benfica durante 20 anos. Era uma marca redonda que eu já visionava há algum tempo poder alcançar, e estou extremamente feliz por tudo se ter conjugado para que esse feito seja possível", expressou Ana Catarina, à BTV.

Ana Catarina

Ouça Ana Catarina

Chegada à Luz com apenas 13 anos, a guarda-redes foi convidada a revelar o que diria à menina que, na altura, tinha vários sonhos.

"Se calhar, a mesma coisa que a menina com 13 anos dizia a ela mesma. 'Não desistas, luta pelos teus sonhos e, acima de tudo, desfruta o momento.' Claro que passei por situações complicadas, eu só tinha 13 anos e era tudo muito novo para mim, mas a minha vontade de jogar no Benfica e de jogar futsal foi sempre superior a tudo isso. Diria exatamente o mesmo: 'A viagem vai ser incrível'", partilhou.

A caminho de viver duas décadas com o Manto Sagrado, Ana Catarina considerou que o Benfica é sinónimo de "casa".

"O Benfica é uma casa, uma família. Nem sempre as coisas correm bem, como em todas as famílias. Temos momentos incríveis, e é aqui que eu me sinto bem. É aqui que me sinto feliz, é aqui que sinto que também posso ser eu mesma", referiu, acrescentando que a ligação ao Clube se traduz no sentimento de "pertença".

Ana Catarina

Ouça Ana Catarina

Vencedora de todos os troféus nacionais pelas águias e da Women's European Champions, prova europeia que ainda carece de ratificação da UEFA, a vontade de somar títulos permanece.

"Falta conquistar os troféus que houver na época 2025/26. São esses os que faltam conquistar", assumiu, com o desejo de jogar "uma Liga dos Campeões" de cariz oficial. "Teria todo o gosto em fazê-lo. Um Mundial de Clubes, quem sabe?, também um dia, daqui a alguns anos. Mas, acima de tudo, aquilo de que eu gostava mesmo era a Liga dos Campeões oficial, porque seria uma vitória incrível para o futsal feminino a nível mundial. Seria justíssimo que o Benfica fizesse parte desse evento por toda a luta que tem feito", apontou a guarda-redes, que também recebeu o prémio de melhor do mundo em 2018, 2020 e 2021.

Ana Catarina

Habituada a sentir o entusiasmo dos Benfiquistas, sempre incansáveis em qualquer lugar, Ana Catarina, de 32 anos, dirigiu-se aos adeptos: "Vai ser um prazer enorme continuar a sentir o vosso apoio, seja nas bancadas, seja nas ruas, porque é incrível a quantidade de Benfiquistas que hoje em dia já nos reconhecem, chamam por nós na rua e perdem 2 ou 3 minutos a conversar connosco. Estamos juntos. Espero que fiquem tão felizes quanto eu com esta renovação, e obrigada por estes 19 anos juntos! E que venham mais."

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 15 de julho de 2025

Patrocinadores Futsal