Casas Benfica

26 novembro 2021, 12h45

Casa Benfica Vila Pouca de Aguiar

REPORTAGEM BTV

No episódio desta semana do programa "Pelas Casas do Benfica", a BTV visitou virtualmente o braço armado do Clube em Vila Pouca de Aguiar. O Benfiquismo vivo e o futsal fazem dela um ponto de referência.

A Casa Benfica n.º 191 nasceu em maio de 2005, sendo inaugurada oficialmente quatro anos volvidos (2009). Situada no interior de Trás-os-Montes, entre Vila Real e Chaves, é um autêntico bastião de Benfiquismo na região do Alto Tâmega.

Vila Pouca de Aguiar

Aristides João Ramos é presidente da instituição e traça o cenário que se vive.

"A Casa está aberta diariamente das 19h00 às 22h00, ou 23h00. Quando há jogos do Benfica abrimos sempre uma hora antes do início do jogo para que todos possam vir e assistir. Daqui ao Estádio da Luz é uma distância de cerca 430 quilómetros, e este espaço, para nós, é um Estádio da Luz autêntico, é aqui que nós, com unhas e dentes, tanto nas vitórias como nas derrotas, estamos juntos, sempre a apoiar e a defender o Sport Lisboa e Benfica", explica, vincando que esta "é uma terra de muitos Benfiquistas e as festas são de arromba".

No que toca às instalações, são cerca de 75 os lugares sentados, lotação reduzida para um terço devido à pandemia. Apesar de tudo, "é um espaço grandioso e na maioria das vezes enche".

"O futsal é a única atividade desportiva federada, praticada atualmente e que existe desde a fundação da Casa. Já tivemos equipas de Juniores e Seniores femininos, mas neste momento só temos uma equipa masculina de Seniores, federada na AF Vila Real", refere, recordando: "Noutros tempos a Casa teve xadrez, foi pioneira na região, trouxe muita juventude, e até tivemos uma campeã Nacional de Sub-18."

E quanto a objetivos?

"O objetivo é sempre em prol do Clube. Sempre de portas abertas para defender o nosso Clube. Manter a Casa aberta, viva, disponível e de braços abertos para quem nos visita", remata Aristides João Ramos.

Vila Pouca de Aguiar

Daniel Silva é o treinador da equipa de futsal da Casa Benfica vai para quatro anos. Nestas andanças há muito tempo, apesar da juventude, explicou a atual situação vivida.

"Com os pavilhões fechados tivemos de parar totalmente as atividades durante a pandemia, mas existia um plano de treino para que os jogadores se mantivessem ativos e em forma para que quando as competições regressassem estivessem aptos. Voltámos cheios de força, mantivemos o plantel do ano passado, somos 17 atletas e estamos a preparar uma época que esperamos que seja risonha. Temos condições para isso", analisa.

Quanto a metas, elas estão aí: "Voltar a ter futsal feminino e formação. Que esta Casa possa voltar a ter as glórias que teve no passado."

Vila Pouca de Aguiar

Momento então para ouvir os jogadores. E todos falam do orgulho que se sente em vestir esta camisola e defender o Clube.

"Jogo desde os 16 anos, comecei pelo futebol de 11 e depois ingressei no futsal. Estou aqui há 11 anos. É o clube da minha terra e do meu coração. Sou Benfiquista desde pequenino. As subidas aos Nacionais foram os momentos mais marcantes", explica Fábio Queiroga, destacando "o ambiente de grande Benfiquismo que se vive na Casa".

Vila Pouca de Aguiar

"Jogo futsal há muitos anos, há dez na Casa Benfica Vila Pouca de Aguiar. É um orgulho. Treinamos duas vezes por semana e jogamos ao fim de semana. Tenho muitas histórias para contar. Espero que daqui para a frente voltemos a ganhar muitas coisas. Ganhar e atingir outros patamares diferentes", afirmou Ricardinho.

Vila Pouca de Aguiar

"Estou na Casa Benfica há oito anos, foi a minha primeira experiência no futsal federado e não me desiludi. Comecei nos Juniores na altura, e hoje jogo nos seniores. Somos um grupo de muita garra, não temos os melhores jogadores do mundo, mas trabalhamos muito para vencer e lutamos sempre pela vitória sem nunca desistir. Somos uma família", vincou João Pedro.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 26 de novembro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar