Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica sofreu o golo que decidiu o jogo da 16.ª jornada da Liga NOS aos 90'+2'.
02 fevereiro 2021, 00h02
Pizzi no comando da jogada
Com um figurino tático bem diferente do sistema (4x4x2) mais utilizado na temporada, o Benfica abordou o dérbi com três centrais (Jardel, Otamendi e Vertonghen), dois laterais projetados para a linha média (Gilberto e Grimaldo), dois médios-centro (Weigl e Pizzi) e três atacantes (Rafa e Cervi partindo de zonas interiores, Darwin sobre o eixo).
O 3x4x3 das águias desenhado por Jorge Jesus (que, por estar infetado com COVID-19, não pôde comandar no banco) enfrentou uma contrariedade aos 10': Jardel lesionou-se na coxa direita e teve de se retirar do palco do dérbi. Foi a jogo Gabriel, para se posicionar na zona central do meio-campo, recuando então Weigl para recompor a linha de três defesas dos encarnados.
O duelo, muito tático, foi agitado pelas águias ao minuto 19. Num movimento de pressão alta e agressiva, Vertonghen conquistou a bola bem no interior da intermediária leonina. Rafa desenvolveu a jogada, abriu para Pizzi na direita, com o camisola 21 a puxar a bola para dentro e a apostar num remate de pé esquerdo. O esférico passou rente ao poste direito.
Houve luta pela conquista e criação de espaços para gerar desequilíbrios e oportunidades de golo, mas as intenções não tiveram tradução dentro das quatro linhas no primeiro tempo. Do lado dos leões, o lance que ameaçou a baliza defendida por Odysseas (um regresso após infeção por COVID-19) ocorreu ao minuto 40, numa situação de bola parada, com Tiago Tomás a desviar o esférico ao primeiro poste e Neto a cabecear cruzado para fora.
A etapa inicial fechou-se com o resultado empatado (0-0) e as equipas equiparadas na posse de bola (50/50%) e nos remates enquadrados (zero).
Na abertura da segunda parte, um grande tiro de Darwin à baliza do Sporting! Solicitado por Pizzi, o camisola 9 do Benfica bateu Coates, descaiu ligeiramente para a esquerda e disparou com força de pé canhoto. O guarda-redes Adán defendeu para canto.
A primeira alteração estratégica na equipa benfiquista foi operada aos 64'. Saiu Cervi, entrou Taarabt. O marroquino juntou-se a Gabriel no coração do meio-campo, enquanto Pizzi se adiantou no relvado para atuar mais perto de Darwin, descaído para a zona interior à direita, e Rafa passou para o lado oposto. No minuto seguinte, novo remate enquadrado dos encarnados (por Rafa), mas à figura do guarda-redes (65').
Odysseas, ao minuto 74 do dérbi, neutralizou, com competência, uma bola traiçoeira e fortuita, que espirrou do duelo entre Gilberto e Pedro Gonçalves. Cinco minutos volvidos, duas modificações nas águias: Darwin e Grimaldo foram rendidos por Seferovic e Nuno Tavares.
Um remate de Palhinha, aos 80', apoquentou o Benfica, mas, na reta final do desafio, a equipa que dava sinais de maior frescura física era a das águias. Porém, a jogada que decidiu a atribuição dos três pontos saiu dos pés dos verdes e brancos já no tempo de compensação. Numa segunda vaga, Pedro Porro cruzou da direita, Odysseas socou a bola, mas esta caiu na zona onde estava Matheus Nunes, que cabeceou e marcou o 1-0 aos 90'+2'. Definia-se o resultado do dérbi.
Com 18 jornadas pela frente, a equipa benfiquista volta a competir já na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, recebendo o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz (19h00) na 17.ª ronda da Liga NOS.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024