Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão do Vitória SC-Benfica, Bruno Lage enalteceu a "motivação" e a "ambição" do grupo de trabalho para o embate da 30.ª jornada da Liga Betclic.
18 abril 2025, 14h05
Bruno Lage
Bruno Lage enalteceu que a motivação dos seus atletas é "alta", perspetivando "um grande jogo" em Guimarães e para o qual o grupo de trabalho leva consigo um sentimento de "concentração absoluta".
O Benfica vai jogar amanhã [sábado] no Estádio D. Afonso Henriques, onde o Vitória SC só perdeu um jogo para o Campeonato. Que abordagem vai ter o Benfica a este jogo para sair de Guimarães com os 3 pontos?
Antes de mais, perspetiva-se um grande jogo. Pelo que acabou de dizer, também pela forma como o Vitória SC joga, com enorme qualidade, e também pelo que nós temos vindo a fazer. Ambas as equipas vão querer vencer o jogo, e o nosso sentimento é de concentração absoluta, com motivação em alta, fazer um grande jogo. Vencer os 3 pontos, porque são os mesmos 3 pontos que eram válidos no jogo com o FC Porto, são os mesmos 3 pontos que eram válidos no jogo com Arouca, e são mais 3 pontos que queremos vencer.
"Ambas as equipas vão querer vencer o jogo, e o nosso sentimento é de concentração absoluta, com motivação em alta, fazer um grande jogo"
Bruno Lage
Aproxima-se o final do Campeonato, o Benfica tem depois, também, o Mundial de Clubes. Já se pensa em reforços? Se sim, em que setores é que Bruno Lage gostaria de ver o Benfica reforçado, tendo em conta também que alguns jogadores estão em final de contrato, e alguns poderão eventualmente sair para outros clubes. Pergunto-lhe também se Bernardo Silva, João Félix... se pudesse ser Bruno Lage a decidir, se eles viriam para o Benfica.
Faz mais sentido ir direto ao assunto [risos]. Vocês sabem, eu também já disse mais do que uma vez, trabalhei com os dois jogadores, são símbolos do Clube, mas não falo, há meses, nem com o João [Félix], nem com o Bernardo [Silva], e nesse sentido não adianta estar a falar no que não seja o jogo de amanhã [sábado]. O que é importante para mim são os meus jogadores, são eles que eu tenho de proteger, acarinhar, motivar para vencer o Vitória amanhã. Porque foram estes jogadores que venceram o FC Porto, fomos nós que empatámos com o Arouca, e a minha concentração absoluta está nos meus jogadores. Até lhe posso passar uma conversa, porque foi essa conversa que eu tive com os jogadores. Não penso em nenhum jogador que não seja do plantel do Benfica. Por isso, temos de estar com concentração máxima no próximo jogo para vencer o Vitória.
Pergunto-lhe, em primeiro lugar, relativamente ao Campeonato. O Benfica perdeu a liderança na última jornada, isto já aconteceu outras vezes, sendo que, desta vez, estamos na reta final do Campeonato e aconteceu numa jornada em que se falou muito da arbitragem. A minha pergunta é simples e, no fundo, com duas opções: acredita que a arbitragem, sendo aquilo que aconteceu nesta jornada (29.ª), pode ter um papel fundamental no desfecho do título? Ou acredita que quem chegar em primeiro vai ser por mérito? Essa é uma pergunta. Outra, permita-me insistir na questão de João Félix. Até porque Bruno Lage, pelo que disse agora, já falou até com os jogadores no balneário. Portanto, essas notícias já terão chegado também ao balneário, desse interesse inclusive do João Félix. O Benfica já terá entrado também em cena por João Félix. E Bruno Lage tem também uma ligação muito estreita aos adeptos. E é isso que os adeptos do Benfica perguntam: quando é que João Félix vem para o Benfica, quando é que ele regressa?
Sim, mas para os adeptos também é importante os jogadores que nós temos. Isso é que é o mais importante. O mais importante são estes jogadores. Repito, foram estes jogadores que venceram o FC Porto, foram estes jogadores que empataram com o Arouca. São estes jogadores que eu tenho de proteger, acarinhar, motivar, corrigir para vencermos o jogo de amanhã [sábado]. Isso é que é o futuro próximo, o jogo com Vitória SC. Sobre a sua primeira questão: nós queremos ser campeões. Aquilo que me interessa, e tenho dito sempre, da arbitragem é que o VAR veio ajudar a arbitragem. E aquilo que nós não queremos, penso eu, todos os agentes ligados ao futebol, é que no dia seguinte, pela crítica, pela análise, se verifique que não foram tomadas as melhores decisões no jogo. É isso que nós queremos.
"Não penso em nenhum jogador que não seja do plantel do Benfica"
Falou-se muito de arbitragem nesta semana, na sequência da última jornada, e foi até noticiado o desejo do Benfica de ter acesso ao áudio relativo ao penálti de Otamendi no jogo frente ao Arouca. Na sua opinião, o Benfica tem sido prejudicado nesta temporada em relação à arbitragem, ou há aqui algum receio de que isso aconteça nesta reta final?
Não vou tirar uma vírgula daquilo que disse, nem vou repetir. Já vamos na terceira ou na quarta pergunta e falámos pouco do jogo com o Vitória SC. O Vitória SC é uma excelente equipa, está a fazer uma grande campanha tanto em termos nacionais como internacionais, tem um excelente treinador e vamos jogar num estádio magnífico, com o apoio que eles têm da parte dos adeptos. E nós, a um mês de terminar o Campeonato, queremos fazer o nosso jogo, queremos jogar, queremos fazer o nosso futebol e queremos vencer o jogo. É nisso que nós temos de nos focar. Sobre a arbitragem não quero repetir aquilo que acabei de dizer.
A seguir ao jogo com o Arouca foi noticiado que o Presidente Rui Costa foi ao balneário falar com os jogadores.
É falso. O Presidente não falou com os jogadores no final do jogo.
"A um mês de terminar o Campeonato, queremos fazer o nosso jogo, queremos jogar, queremos fazer o nosso futebol e queremos vencer o jogo. É nisso que nós temos de nos focar"
Gostaria de saber qual foi a sua sensação, em termos daquilo que é a reação dos jogadores durante esta semana, depois de terem empatado com o Arouca em casa. Como é que sentiu o grupo?
Nós fizemos a análise que fazemos a seguir aos jogos, como sempre, e é mobilizar os jogadores para o jogo seguinte. Vocês ouviram-me aqui durante muitas vezes dizer um 'jogo a jogo' ou 'um jogo de cada vez', e curiosamente o nosso capitão [Otamendi] hoje surgiu com uma tatuagem nova, que faz imenso sentido, que é 'Un día a la vez'. E é assim que nós temos de viver a nossa vida. Un día a la vez. Analisámos o jogo, percebemos aquilo que fizemos de bom e de menos positivo, é assim que fazemos sempre, independentemente do resultado, e a equipa concentradíssima para o jogo de amanhã [sábado].
Além dos três jogadores que estão no boletim clínico, tem mais alguém indisponível para este jogo? Por outro lado, tendo em conta a forma como acabou o jogo com o Arouca, não apenas pela arbitragem, mas pelo empate, existe algum sentimento de injustiça, até de revolta, que possa servir também para motivar a equipa em campo?
Não há alterações relativamente ao boletim clínico. O mais importante é olharmos para aquilo que fazemos dentro do campo. As outras coisas são também importantes, mas o mais importante é aquilo que controlamos, que é a nossa forma de preparar e de trabalhar.
"Desde o primeiro dia que vos digo isto: eu vim com um objetivo muito claro na minha cabeça, e até ao momento só ganhei a Taça da Liga"
Relativamente aos últimos onzes vai haver alguma mudança, tendo em conta o resultado com o Arouca? Especificamente na posição dos extremos, talvez seja aí que possa acontecer alguma mexida... E quando falamos de reforços e de possíveis reforços, tem sido notório que o treinador Bruno Lage coloca-se sempre um pouco à parte dessa situação. Há alguma explicação para isso? Não está a ser envolvido na preparação da próxima época?
Estamos a um mês de terminar o Campeonato. Desde o primeiro dia que vos digo isto: eu vim com um objetivo muito claro na minha cabeça, e até ao momento só ganhei a Taça da Liga. Por isso, o que eu quero é ajudar os meus jogadores a estarem concentradíssimos, escolher – independentemente de alas, laterais, centrais ou médios – o melhor onze para vencer o jogo seguinte. É nisso que me concentro a 100 por cento.
O próximo jogo do Benfica, a seguir ao Vitória SC, é contra o Tirsense, numa eliminatória que já está bem encaminhada. De que forma é que isso o vai ajudar a mexer na equipa, caso, por exemplo, o jogo com o Vitória SC não esteja a correr de feição? Se o vai ajudar a correr mais riscos durante o jogo...
Un día a la vez.
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 18 de abril de 2025