Triatlo

28 junho 2022, 11h04

Madalena Almeida, Vasco Vilaça, Cassilda Carvalho e João Pereira

O SL Benfica sagrou-se Campeão Nacional de estafetas mistas nas categorias de Elites e Juniores, na prova que se realizou neste domingo (26 de junho), em Coimbra. 

Soure foi, este ano, o palco escolhido para a disputa dos títulos nacionais de Estafetas Mistas nos vários escalões, prova que iria também apurar os emblemas que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo, e em que o Sport Lisboa e Benfica tem estado sempre em destaque, com o título de Campeão Europeu em 2017 e desde aí várias vezes vice-campeão, sempre numa luta acérrima com os franceses do Poissy Triathlon. 

SL Benfica é Campeão Nacional de estafetas mistas

A estratégia da equipa passou por assumir desde o início a liderança, fazendo um contrarrelógio a solo, e até para testar os atletas já num cenário de Campeonato da Europa. Vasco Vilaça foi o triatleta que assumiu o primeiro percurso e impôs no segmento de atletismo uma margem de diferença que isolou Madalena Almeida, ele que ainda na última etapa do Campeonato do Mundo ficou à beira do pódio, obrigando à análise do photo finish. A triatleta benfiquista aumentou ainda a vantagem, fazendo uso depois do seu forte ciclismo, apesar de ter atrás de si um grupo de perseguição a trabalhar em conjunto. A diferença de tempo para as equipas era já de cerca de 2 minutos, quando Madalena Almeida passou o testemunho a João Pereira, recém-chegado do México, onde foi 7.º classificado na Taça do Mundo

João Pereira dilatou ainda mais a vantagem para as equipas perseguidoras, assumindo por inteiro os atletas a postura em contrarrelógio individual, e cifrando a diferença de tempo em cerca de 4 minutos para os segundos classificados, altura em que João Pereira passou o testemunho a Cassilda Carvalho, atleta ainda muito jovem, e recém-subida dos escalões jovens. Cassilda Carvalho soube mais uma vez gerir todas as emoções de estar junto dos colegas de equipa tão credenciados e não se deixou intimidar pela responsabilidade, registando um dos melhores parciais femininos do dia, apesar de completamente a solo, e carimbando o título nacional para a equipa, bem como o passaporte para o Campeonato da Europa de Clubes, que se irá disputar em agosto, em Banyoles, palco onde o Glorioso se Campeões da Europa em 2017

SL Benfica é Campeão Nacional de estafetas mistas

O Sport Lisboa e Benfica deixou, assim, na segunda posição, e a cerca de 4 minutos, o Clube de Natação de Torres Novas, com o Olímpico de Oeiras a ser terceiro classificado. 

Quem também esteve em destaque foi a equipa júnior do Sport Lisboa e Benfica, muito perto até do pódio absoluto, mas a qualificar-se na primeira posição para o Campeonato da Europa de Clubes com uma margem de cerca de 3 minutos para as restantes equipas que disputavam as vagas. Gabriel Santos até não começou da melhor forma, com um pequeno percalço a não o deixar sair da água nos lugares que lhe correspondem, mas rapidamente recuperou no segmento de ciclismo, e registou depois um segmento de atletismo de grande nível, colocando a equipa na frente da sua classificação. 

Passagem de testemunho para Rafaela Silva, que usou também ela o atletismo para se distinguir das restantes atletas e voltar a aproximar-se dos lugares de pódio absoluto, de modo que Diogo Tomé tivesse alguma companhia para dividir esforços durante a sua prova. Tomé realizou uma excelente natação e ciclismo, e apenas um ligeiro atraso no atletismo o impediu de passar o testemunho a Beatriz Pinto na discussão dos pódios absolutos, mas permitindo ainda assim que a sua colega iniciasse a sua prova já com uma boa margem de diferença. Beatriz Pinto Jesus esteve também em excelente nível e a equipa venceu destacadamente o escalão de Juniores, apurando-se para o Campeonato da Europa de Clubes com uma margem de cerca de 3 minutos

SL Benfica é Campeão Nacional de estafetas mistas

Quanto aos mais jovens, que iniciam já a sua preparação para representar a equipa futuramente nesta competição europeia de clubes, ambas as equipas de cadetes (Afonso Fazendeiro \ Luísa Miranda \ Miguel Neves \ Leonor Fazendeiro) e juvenis (Tomé Tomé \ Letícia Magalhães \ Miguel Ferreira \ Catarina Santos) alcançaram a medalha de bronze.

 

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 28 de junho de 2022

Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar