Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Triatlo
Título foi conquistado neste domingo, na categoria de Elites e Juniores.
28 junho 2022, 11h04
Madalena Almeida, Vasco Vilaça, Cassilda Carvalho e João Pereira
Soure foi, este ano, o palco escolhido para a disputa dos títulos nacionais de Estafetas Mistas nos vários escalões, prova que iria também apurar os emblemas que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo, e em que o Sport Lisboa e Benfica tem estado sempre em destaque, com o título de Campeão Europeu em 2017 e desde aí várias vezes vice-campeão, sempre numa luta acérrima com os franceses do Poissy Triathlon.
A estratégia da equipa passou por assumir desde o início a liderança, fazendo um contrarrelógio a solo, e até para testar os atletas já num cenário de Campeonato da Europa. Vasco Vilaça foi o triatleta que assumiu o primeiro percurso e impôs no segmento de atletismo uma margem de diferença que isolou Madalena Almeida, ele que ainda na última etapa do Campeonato do Mundo ficou à beira do pódio, obrigando à análise do photo finish. A triatleta benfiquista aumentou ainda a vantagem, fazendo uso depois do seu forte ciclismo, apesar de ter atrás de si um grupo de perseguição a trabalhar em conjunto. A diferença de tempo para as equipas era já de cerca de 2 minutos, quando Madalena Almeida passou o testemunho a João Pereira, recém-chegado do México, onde foi 7.º classificado na Taça do Mundo.
João Pereira dilatou ainda mais a vantagem para as equipas perseguidoras, assumindo por inteiro os atletas a postura em contrarrelógio individual, e cifrando a diferença de tempo em cerca de 4 minutos para os segundos classificados, altura em que João Pereira passou o testemunho a Cassilda Carvalho, atleta ainda muito jovem, e recém-subida dos escalões jovens. Cassilda Carvalho soube mais uma vez gerir todas as emoções de estar junto dos colegas de equipa tão credenciados e não se deixou intimidar pela responsabilidade, registando um dos melhores parciais femininos do dia, apesar de completamente a solo, e carimbando o título nacional para a equipa, bem como o passaporte para o Campeonato da Europa de Clubes, que se irá disputar em agosto, em Banyoles, palco onde o Glorioso se Campeões da Europa em 2017.
O Sport Lisboa e Benfica deixou, assim, na segunda posição, e a cerca de 4 minutos, o Clube de Natação de Torres Novas, com o Olímpico de Oeiras a ser terceiro classificado.
Quem também esteve em destaque foi a equipa júnior do Sport Lisboa e Benfica, muito perto até do pódio absoluto, mas a qualificar-se na primeira posição para o Campeonato da Europa de Clubes com uma margem de cerca de 3 minutos para as restantes equipas que disputavam as vagas. Gabriel Santos até não começou da melhor forma, com um pequeno percalço a não o deixar sair da água nos lugares que lhe correspondem, mas rapidamente recuperou no segmento de ciclismo, e registou depois um segmento de atletismo de grande nível, colocando a equipa na frente da sua classificação.
Passagem de testemunho para Rafaela Silva, que usou também ela o atletismo para se distinguir das restantes atletas e voltar a aproximar-se dos lugares de pódio absoluto, de modo que Diogo Tomé tivesse alguma companhia para dividir esforços durante a sua prova. Tomé realizou uma excelente natação e ciclismo, e apenas um ligeiro atraso no atletismo o impediu de passar o testemunho a Beatriz Pinto na discussão dos pódios absolutos, mas permitindo ainda assim que a sua colega iniciasse a sua prova já com uma boa margem de diferença. Beatriz Pinto Jesus esteve também em excelente nível e a equipa venceu destacadamente o escalão de Juniores, apurando-se para o Campeonato da Europa de Clubes com uma margem de cerca de 3 minutos.
Quanto aos mais jovens, que iniciam já a sua preparação para representar a equipa futuramente nesta competição europeia de clubes, ambas as equipas de cadetes (Afonso Fazendeiro \ Luísa Miranda \ Miguel Neves \ Leonor Fazendeiro) e juvenis (Tomé Tomé \ Letícia Magalhães \ Miguel Ferreira \ Catarina Santos) alcançaram a medalha de bronze.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024