Andebol Feminino
03 junho 2022, 12h16
Treino da equipa feminina de andebol
Para o técnico encarnado, João Alexandre Florêncio, não há dúvidas: o Benfica quer "marcar um ciclo no andebol português", juntando o Campeonato à prova-rainha. E assumiu que "a equipa está em crescendo de forma".
"As expectativas, num clube como o Benfica, são sempre as mesmas: ganhar. Queremos marcar um ciclo no andebol português. Ganhámos o Campeonato Nacional, que era o nosso grande objetivo, mas a Taça de Portugal é a meta seguinte. Estamos a preparar este jogo há algum tempo. A equipa está em crescendo de forma, esperamos um bom jogo, o Alavarium é uma equipa muito competente, com 10 jogadoras internacionais. A época não lhes correu de feição, mas sabemos que têm muito valor e temos de estar bem para as derrotar", analisou, à BTV, ao abordar o duelo da semifinal marcado para as 15h00 de sábado, 4 de junho.
A temporada da equipa feminina de andebol foi em crescendo e houve momentos que foram fundamentais "para sentir confiança", nomeadamente os triunfos com o Alavarium no Campeonato Nacional.
"Temos uma equipa muito jovem que precisa de vitórias e dos adeptos para sentir confiança. Foi isso que aconteceu ao longo da época e esse foi o primeiro momento [primeira vitória ante o Alavarium] em que a equipa sentiu que poderia chegar ao objetivo. Depois, teve excelentes prestações, incluindo a vitória na Madeira e no reduto do Alavarium. Neste momento, estamos uma equipa mais confiante e estruturada", reconheceu.
Mesmo tendo o favoritismo do seu lado, o treinador das águias rejeita pensar já na final, agendada para as 16h00 de domingo, 5 de junho. O foco está no duelo das meias-finais.
"Só pensamos no Alavarium e depois logo se vê. Um jogo de cada vez. Estamos focados no jogo de sábado", apontou João Alexandre Florêncio.
Viktoriya Borshchenko, universal do andebol feminino do Benfica, também anteviu o jogo com o Alavarium e recordou as dificuldades sentidas em jogos anteriores com este opositor.
"É uma boa equipa. Quando jogámos com elas foi duro, apesar da nossa vitória. Estamo-nos a preparar há três semanas para esta final four e penso que estamos prontas. Sabemos como temos de jogar e o que temos de fazer na quadra", assumiu.
A camisola 7 chegou no decorrer da época, mas ainda foi a tempo de festejar conquistas. Numa análise aos primeiros tempos de águia ao peito revelou estar "agradecida".
"Estou muito feliz por estar no Benfica, por fazer parte deste grupo. Estou agradecida a esta família e estou muito feliz por ter vencido um título tão importante como o Campeonato Nacional. Significa muito para mim", observou.
Numa temporada praticamente perfeita, o plantel só pensa em fechar com chave de ouro. "Para nós, é muito importante [vencer a Taça de Portugal], porque é o fim da temporada e queremos fechá-la em boa forma", sublinhou Viktoriya Borshchenko.