Futebol

28 abril 2022, 20h42

Receção aos Campeões Europeus UEFA Youth League, Câmara Municipal de Lisboa

Os jogadores do Benfica fizeram a festa com os adeptos

A história feita pela primeira conquista da UEFA Youth League foi reconhecida com emoção esta quinta-feira, 28 de abril, na receção na Câmara Municipal de Lisboa, onde atletas e staff partilharam parte da mesma com o presidente da edilidade e as centenas de Benfiquistas presentes nos Paços do Concelho.

Os 29 jogadores, a equipa técnica e respetivo staff de apoio, assim como membros dos órgãos sociais do Clube e SAD, foram recebidos à porta pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica Rui Costa.

INTERVENÇÃO DE CARLOS MOEDAS

Já no Salão Nobre do edifício, Carlos Moedas enalteceu o feito dos jogadores encarnados, lembrando a "força da marca Benfica" e sublinhando o "orgulho" que representam para a cidade. "Viva o Benfica e o que fizeram por nós, a imagem que deram do nosso país. Vocês [jogadores] são o símbolo de que para chegar ao sucesso é preciso sacrifício. A vida não é sorte, é trabalho. São o maior exemplo para as próximas gerações", atirou, elogiando o trabalho do Presidente Rui Costa e a capacidade deste para "ligar o sucesso desportivo, ao sucesso social e de formação que é única", vincando sobretudo: "a visão que tem é que o Benfica é mais que desporto, é uma casa de vitórias, que muda vidas."

Receção aos Campeões Europeus UEFA Youth League, Câmara Municipal de Lisboa

Já depois da intervenção do Presidente Rui Costa, Carlos Moedas entregou estátuas vermelhas de Santo António, recebendo uma águia do líder encarnado e a camisola da final da UEFA Youth League autografada por todos os atletas.

Na varanda, uns de cachecóis ao alto, outros de telemóveis na mão a registar o momento, os jogadores ouviram e cantaram o hino do Benfica. Gritou-se pelo Clube nos Paços do Concelho.

Os jogadores, esses, mostraram a sua satisfação aos microfones da BTV. Martim Neto enalteceu o "orgulho por ter tantos Benfiquistas" presentes, que partilham a "felicidade" do momento. "Agora é continuar o trabalho por mais títulos", atirou.

Receção aos Campeões Europeus UEFA Youth League, Câmara Municipal de Lisboa

Henrique Araújo, autor de três golos na final, só pensa no rendimento que tem de dar. "É muito bom este reconhecimento, os adeptos dão valor pelo trabalho que fizemos. Estamos muito satisfeitos. Estamos muito felizes, foi importante para o Clube mostrar esta força na Europa. Temos a perfeita noção do que fizemos. Agora é continuar o trabalho feito, dar continuidade. É um título de formação e o objetivo é passar para a equipa principal e ter rendimento. Senti sempre grande confiança no grupo", disse.

Diego Moreira lembrou que os "adeptos estão sempre a torcer" pela equipa e os "momentos incríveis" são para recordar. "Nunca vou esquecer este momento, que seja o primeiro de muitos", desejou, ouvindo o capitão Tomás Araújo admitir o "sentimento de dever cumprido": "É um sonho, o principal objetivo era chegar à equipa principal", reconheceu o defesa-central que já faz parte do plantel às ordens de Nélson Veríssimo.

Receção aos Campeões Europeus UEFA Youth League, Câmara Municipal de Lisboa

Quem admitiu o alívio sentido pelo desfecho da meia-final foi Samuel Soares, expulso no encontro frente à Juventus. "O importante era ganhar este título, histórico para o nosso Clube. Senti um alívio por estar na final. É mais difícil estar de fora, de fora só podemos apoiar", disparou.

O diretor-geral da Formação do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Mil-Homens, vê neste troféu "uma prenda do futebol de formação" para o Clube. "É um passo na carreira destes jovens, mostraram um estado de prontidão competitiva para dizer sim. Agora, é preciso ter pés bem assentes na terra e fazer amanhã melhor do que fizemos ontem. O Benfica pode estar orgulhoso. Há um percurso e caminho que é preciso percorrer", finalizou.

Após a cerimónia, a equipa seguiu para loja oficial do Clube, no Estádio da Luz, onde centenas de adeptos recolheram autógrafos dos jogadores Campeões Europeus, deixando muitas mensagens de incentivo. José Henrique, um dos ícones do Benfica, mostrou-se emocionado. "É difícil explicar o que sinto! Estes miúdos são maravilhosos, uma equipa espetacular. Ser Campeão Europeu com esta equipa é das coisas mais maravilhosas do mundo. Temos um ambiente espetacular no Benfica Campus", enalteceu.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol