Clube

21 janeiro 2022, 10h10

Equipa do Benfica

O SL Benfica lança nesta sexta-feira, 21 de janeiro, uma coleção de Réplicas de Camisolas Históricas: as camisolas às cores utilizadas por José "Gato" Henrique, um dos maiores e melhores guarda-redes da história do Benfica e do mundo.

José Henrique tinha 15 anos quando chegou ao Benfica integrando a equipa de Juniores em 1958/59. Passadas experiências nas reservas e noutros clubes, regressou às águias em 1966/67 onde teve o privilégio de "substituir um 'monstro' como Costa Pereira", tendo nesse contexto usado a camisola azul clara.

A camisola azul escura marca a sua estreia oficial na equipa de honra a 11 de junho de 1967, no jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Taça de Portugal frente à Académica de Coimbra.

Equipa do Benfica

Foi o guarda-redes menos batido no Campeonato Nacional de 1971/72, tendo recebido o prémio Baliza de Prata, feito que repetiu na época seguinte envergando a camisola cor de laranja.

A histórica camisola amarela foi utilizada em 1967/68, quando o Benfica defrontou o Saint-Étienne, campeão francês, para a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Vencera o jogo na Luz (2-0), mas na 2.ª mão a equipa francesa marcou um golo aos 10 minutos. Nos 80 minutos que se seguiram, José Henrique agigantou-se e assegurou a passagem do Benfica à eliminatória seguinte. Nessa época, o Benfica chegaria à sua quinta final europeia.

A camisola roxa pretende assinalar as 13 épocas de águia ao peito de José Henrique, período em que conheceu grandes treinadores que o ajudaram a tornar-se um guarda-redes de excelência: Fernando Cabrita, Fernando Riera, Otto Glória, Jimmy Hagan, John Mortimore e Mário Wilson.

A coleção já está em pré-venda na Loja Online do SL Benfica (ver AQUI).

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de janeiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar