Casas Benfica

17 dezembro 2021, 19h24

Casa Benfica Braga

Casa Benfica Braga festejou 50 anos

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Braga assinalou os seus 50 anos e o programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" associou-se ao momento. A festa foi de arromba, viveram-se momentos únicos, recordou-se como tudo começou e já se olha para um futuro que se espera risonho.

Casa Benfica Braga completou 50 anos de vida em 20 de março de 2021, mas só na noite de 30 de novembro pôde realizar o jantar comemorativo do aniversário. Num momento que juntou cerca de 60 simpatizantes e sócios, com a animação a cargo de Augusto Canário, o fervor e a mística Benfiquista foram reinantes.

Nascida em 1971, a embaixada n.º 7 tem sido exemplar! Alvo de muitas vandalizações ao logo dos anos, roubos e demais ataques, a resiliência e o empenho têm feito a diferença. Pleno de dinamismo, com forte sentimento agregador, este braço armado do Clube, que tem a nova imagem das Casas uniformizada, já olha para novos voos, nomeadamente o projeto Casas 2.0, ao mesmo tempo que se sonha com a implementação da prática de modalidades e também serviços de restauração. Tudo em nome do Benfica, pois claro!

Casa Benfica Braga

Presente no jantar comemorativo, Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Clube, fez questão de enaltecer e reconhecer o enorme trabalho feito por esta embaixada encarnada.

"Sentimento de reconhecimento pelo muito trabalho que foi feito por muitas gerações de gentes, que ao longo destes 50 anos conseguiram levar por diante um trabalho importantíssimo na defesa dos interesses do Clube, da sua Mística e seus valores. Sentimento de emoção e reconhecimento, numa Casa que comemora meio século de vida, plena de resiliência, grande sacrifício e grande Benfiquismo", elogiou, apontando ao futuro: "O tempo é inexorável! A Casa tem alicerces firmes e agora é enfrentar novos desafios", concluiu.

 Casa Benfica Braga

Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas SLB, também esteve presente nas comemorações.

"A Casa Benfica Braga é um exemplo daquilo que deve ser o Benfiquismo em todo o País. Está muito presente! Estes 50 anos demonstram muita vivacidade do Clube em Braga. É a história viva do Benfica comemorada em Braga, com uma resiliência e empenho extraordinários. Tem sido impressionante o que tem sido feito aqui", destacou.

Casa Benfica Braga

O atual presidente da Casa é Delfim Araújo. O dirigente recordou outros tempos...

"O início foi complicado, vivemos alguns momentos difíceis, depois seguiram-se anos bons. O jantar de inauguração, em 1971, foi no Sameiro. O então Presidente do Clube, Borges Coutinho, não pôde vir, e em sua representação esteve Justino Pinheiro Machado. Tivemos muitos momentos bonitos, mas a mudança de instalações, há quatro anos, é o que mais destaco", explicou.

"Vamos andando e vamos vendo! Temos muitas ideias, já andámos a ver uns terrenos para implementar o projeto 2.0, mas a pandemia complicou os planos. Mas acredito que as coisas vão melhorar. O Benfica tem muita força!", apontou, pleno de esperança.

Casa Benfica Braga

E por falar em recordar, voz a Alves Pereira, sócio e ex-presidente da Casa, cargo que ocupou durante 27 anos.

"Tudo começou entre amigos de café, começámos a pensar em fundar uma Casa do Benfica e assim foi. Havia, e ainda há, muitos Benfiquistas em Braga. Foi muito complicado, muitas vezes tínhamos de colocar dinheiro do nosso bolso. Passámos muitos períodos difíceis, aguentámos muito tempo e muita coisa, mas conseguimos. Que o futuro seja mais risonho", desejou.

Casa Benfica Braga

Zélia Marques é funcionária da Casa Benfica Braga e não esconde o orgulho de fazer parte deste projeto.

"Foi um grupo de homens que tão longe do Estádio da Luz se predispuseram a montar um sítio em Braga onde os Benfiquistas se sentem mais próximos do Estádio. É um orgulho estar presente nas bodas de ouro de uma Casa que tanto batalha dia a dia para prestar um bom serviço. Vendemos bilhetes, Red Pass, merchandising, promovemos deslocações ao Estádio da Luz… Tudo em nome do Glorioso. Gostava de ver a prática de modalidades na Casa, talvez mudar para outras instalações, para dinamizar, por exemplo, com um café ou restaurante", revelou.

Casa Benfica Braga

Foi com 14 anos, sozinha, ao Estádio da Luz ver um jogo. Catarina Alves é sócia da Casa e mostrou-se feliz por fazer parte deste braço armado do Clube.

"É um orgulho, para nós, ter uma Casa na cidade de Braga. Uma Casa tão boa, tão bem organizada e, para mim, a melhor do Norte. É como se fosse um mini-Estádio da Luz", elogiou a jovem.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024