Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Casas Benfica
Com cerca de 800 sócios, a embaixada n.º 164 do Sport Lisboa e Benfica tem como cartão de visita a arte de bem receber.
03 dezembro 2021, 12h11
Casa Benfica Bairrada
Situada na Rua das Tílias, no Curia Clube, em Tamengos, a embaixada n.º 164 do Clube nasceu do desejo de um grupo de amigos Benfiquistas, que se juntavam de forma regular. Criada na década de 1990, a ideia foi crescendo, adquirindo forma e, com o apoio da Casa Benfica Aveiro, ganhou alicerces sendo inaugurada em 2002, pelo Presidente de então, Manuel Vilarinho. "De lá para cá são muitos os anos, mas sempre a melhorar", como explicou o presidente deste braço armado, Humberto Luís Macedo Pinto.
"Nascemos com muita força e vontade. O futsal do Benfica estava na altura a dar também os primeiros passos e nós criámos uma ligação muito forte com a secção. Durante largos anos a equipa fez os seus estágios no Luso, isso trouxe um grande impulso ao nível da projeção da Casa, até mesmo no seio do próprio Benfica. Vimos nascer muitas estrelas e vivemos um grande dinamismo", recordou o dirigente.
Pelo seu excecional trabalho, o reconhecimento chegou em 2008...
"Recebemos o galardão Cosme Damião de Casa do Ano em 2008. Não era só o futsal, a Bairrada era sítio de paragem do andebol, do voleibol, no fundo, todas as nossas modalidades passaram por aqui", referiu com orgulho, lembrando que na zona "come-se e bebe-se muito bem", o que também traz mais gentes ao local.
Para a frente, olha-se com muita ambição, mas a dedicação com que se construiu esta Casa, com as próprias mãos, tijolo a tijolo, é bem vincada.
"Estou cá desde o princípio. Este local era um bloco de apartamentos em bruto, nós é que acabámos a obra, com as nossas próprias mãos, nos tempos que conseguíamos. Aqui vive-se com muita dedicação", lembrou o presidente, apelando de seguida aos associados.
"Precisamos dos Sócios para manter a Casa viva. Temos cerca de 800. Devido à pandemia, andaram um pouco arredados, mas agora estão a regressar. Venham", convidou.
Manuel António Soares Almeida é vice-presidente da CB Bairrada e delegado regional da Beira Litoral, funções que exerce há dois anos.
"Neste momento está tudo a correr bem, até melhor do que tínhamos idealizado. A procura está a ser boa, a renovação das quotas tem sido fantástica por parte dos Sócios. Tudo isto é fundamental, as pessoas acreditam cada vez mais no projeto", lançou.
As instalações albergam mais de cem pessoas e estão abertas diariamente das 19h00 às 22h00. No total, a Direção é composta por 32 membros, e todos trabalham na embaixada.
"É um espaço acolhedor onde podemos estar presentes, juntos, comer, beber, conversar. A Casa também tem uma área de merchandising, bilhética… tudo o que um Sócio ou simpatizante do Benfica necessita para estar a par de tudo o que acontece no Clube", elencou.
"As memórias são todas boas. É o nosso cantinho, onde nos sentimos bem! É uma Casa diferenciada", concluiu.
Carlos Trancho é o vice-presidente do Conselho Fiscal. Esteve durante largos anos emigrado nos EUA e regressou a Portugal em 2017, tendo ingressado na Casa na altura.
"Lá fora vive-se o Benfiquismo de uma forma mais forte. Sofremos muito. Era presença habitual na Casa Benfica Newark e, quando regressei a Portugal, encontrei esse Benfiquismo aqui. Fiquei impressionado. Desde então trabalho e tento ajudar, fazendo o melhor que sei pela Casa", relatou.
E qual o ponto de situação?
"Não tem sido fácil devido à conjuntura [pandemia], mas vamos andado devagarinho. O staff de Lisboa está sempre a ajudar-nos, isso é excelente. Estamos a recuperar e espero que melhoremos muito, e já temos tido a Casa bem composta. Passámos muitas dificuldades, é verdade, estivemos fechados muito tempo, mas conseguimos sobreviver e cá estamos!", rematou.
Outro dos vice-presidentes da Casa é Pedro Miguel Matos Ribeiro. Há nove anos na embaixada, vive o seu terceiro mandato.
"Sou mais um grande Benfiquista da Bairrada. Sou mais um que constrói, com trabalho e dedicação, o sucesso desta nossa Casa. Apanhámos fases boas e más, como tudo na vida, mas não é por isso que deixamos de trabalhar com a mesma dedicação. Temos de remar para a frente. Somos Benfiquistas de alma e coração. Aqui, vive-se um ambiente fortíssimo de Benfiquismo", explicou, recordando com saudade as "excursões ao Estádio da Luz, quer de autocarro, quer no Comboio Benfica, sempre com muito peso".
A fechar, um apelo em jeito de convite...
"Vir à Casa Benfica Bairrada é vir fazer um amigo. Quem entra nesta Casa é mais um dos nossos, seja de que clube for. Todos são bem-vindos", atirou.
Com também nove anos na Casa e no terceiro mandato como vice-presidente está Pedro Alexandre.
"Vivo o Benfica com muita emoção e intensidade. Tenho os meus afazeres, mas no final do dia tenho sempre um tempinho para a Casa Benfica. Trabalhamos com amor e dedicação. Acolhemos todas as pessoas com carinho e respeito, independentemente do clube", reiterou, deixando o desejo: "Ter mais sócios na Casa e continuar a viver muitas vitórias do Clube."
Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024