Casas Benfica
22 outubro 2021, 18h54
Programa BTV na Casa Benfica Leiria
Situada no n.º 113 da Rua Machado dos Santos, no Mercado de Santana, a Casa Benfica Leiria está de regresso à normalidade após largos meses de dificuldades devido à pandemia. As excursões, uma das suas imagens de marca, estão agora a regressar paulatinamente e o pós-COVID-19 trouxe uma novidade: a aposta no ténis de mesa.
"Está a correr tudo bem. Tivemos um interregno de 4 meses e estivemos completamente parados. Tínhamos muitas saudades, ver os amigos, os sócios. Foram tempos muito difíceis", recordou Rui Jorge, presidente da Casa.
Com a embaixada aberta diariamente das 9h00 às 22h00, os sócios começam agora a regressar e a dar uma nova vida ao local.
"Vive-se um ambiente muito forte, especialmente em dias de jogo. Entre a esplanada e o interior, são cerca de 70 a 80 pessoas, isto agora, porque antes da COVID-19 eram muitas mais", revelou.
São muitas as formas de servir todos aqueles que se dirigem à Casa.
"Temos um snack-bar, com petiscos, com coisinhas mais simples, e funciona superbem. De 15 em 15 dias temos a quarta-feira europeia, onde convidamos 30 sócios e amigos e fazemos um almoço. Esgota logo. As ementas vão variando", disse o dirigente, apontando de seguida os motivos que levam as pessoas à Casa: "Vêm porque gostam do Benfica, da Casa do Benfica, vêm por gosto. Temos a loja e também a bilhética a funcionar. Está a correr bem."
Nos tempos difíceis a palavra união foi o mote... "Para muitos esta é a primeira casa. Dedicam-se de corpo e alma", afiançou.
Praticante há muitos anos, vice-presidente da Federação e amigo de longa data do presidente da Casa, José Guardalina é o diretor do departamento de ténis de mesa, "uma ideia, um sonho antigo" que agora ganhou vida.
"Maturámos a ideia e conseguimos avançar. Sendo sócio e do Benfica, é uma honra para mim", atirou.
"O ténis de mesa teve uma recessão grande, esteve tudo parado a nível nacional. A criação da modalidade vai trazer visibilidade a Leiria e à sua Casa. Começámos pelos seniores, para dar o exemplo, e a nossa ideia é dar seguimento à juventude e avançar para a formação. É o objetivo principal", explicou.
"A época desportiva está a começar, já temos quatro seniores e estamos em negociações com um treinador para fazermos a captação e a abertura para os mais jovens", acrescentou relativamente ao projeto.
Qual o ponto de situação?
"Já estamos inscritos na Associação de ténis de mesa de Leiria e estamos a iniciar todo o processo. Ainda é uma fase embrionária. É um prazer enorme fazer parte de tudo isto. Sou do Benfica e gosto de ténis de mesa. É um desafio. A prática alia convívio, desporto e lazer. Começamos sem expectativas altas, é dizer que estamos cá e participar, e, acima de tudo, honrar a camisola", concluiu.
Uma das imagens de marca desta Casa Benfica são as excursões, que extravasam as idas aos jogos na Catedral, apesar de esse ser sempre um momento especial.
"Estamos a regressar aos poucos. Pós-pandemia já fomos quatro vezes ao Estádio. As pessoas estavam desejosas. Atualmente ainda vão poucas pessoas, antes de tudo isto íamos sempre com o autocarro cheio. Era uma festa e é uma festa!", explicou José Júlio, vice-presidente e responsável pelas excursões da Casa.
Mas nem só de futebol se vive na Casa Benfica Leiria, com a vertente cultural a ser chamada a protagonista.
"Queríamos ir além do futebol, fazer visitas não só ao Estádio da Luz. Queríamos aliar aqui a cultura, e fazemos também visitas ao Museu Benfica – Cosme Damião e também ao Seixal, ao Benfica Campus", revelou, indo mais longe.
"Para além disso, porque não levar as pessoas a ver uma revista, trazer coisas novas para a Casa Benfica? É esse o objetivo. Por exemplo, já temos uma excursão organizada para 13 e 14 de novembro à abertura do vinho da talha em Vila de Frades, na Vidigueira", concluiu.
João Mendes é vice-presidente e responsável pela comunicação deste braço armado do Clube.
"Sou responsável pela divulgação de todos os eventos da Casa, pagamento de quotas, receção aos novos sócios. É uma função logística", disse, ressalvando a importância das "redes sociais" para o conseguir.
"É preciso que a mensagem chegue a todos. Acredito que vamos conseguir", vincou esperançoso.
"Devido à pandemia, fechou muita coisa perto das instalações da Casa, até parece uma rua fantasma, mas pouco a pouco vamos retomando. Vamos trabalhar para que a Casa Benfica Leiria seja cada vez melhor e mais atrativa", concluiu.