Casas Benfica

08 outubro 2021, 14h36

Programa BTV na Casa Benfica Viseu

REPORTAGEM BTV

Nesta semana, o programa "Pelas Casas do Benfica", da BTV, dedicou o seu espaço à Casa Benfica Viseu. Virtualmente, deu-se a conhecer uma embaixada com forte presença na região, mas que quer ainda mais.

Situada no Largo do Paço, em Orgens, a Casa Benfica n.º 168 aposta claramente na oferta e variedade das atividades desportivas. Andebol, disco golfe, futebol de praia, futsal e ginástica são as modalidades ao dispor de todos, com a comunidade a dizer "presente". Uma Casa moderna, que soube acompanhar os tempos e que é hoje uma referência na cidade de Viriato.

Casa Benfica Viseu

"A Casa Benfica Viseu é um baluarte do Benfica na cidade e na região. Desde o merchandising à bilhética, todos os serviços que existem no Estádio da Luz podem ser encontrados na nossa Casa", exultou Fernando Albuquerque, presidente deste braço armado do Clube, revelando que neste momento são "os novos equipamentos" que estão a vender-se mais, contudo, "as vendas de produtos oficiais do Benfica decorrem a bom ritmo durante todo o ano".

Mas há mais! "Temos também o serviço de restauração, servimos almoços de terça-feira a sábado, e estamos abertos diariamente das 8h30 às 22h00, à exceção de segunda-feira, mas se houver jogo do Benfica, abrimos", explicou, apontando de seguida qual a iguaria mais procurada: "É o rancho à viseense. É o prato típico. Convido todas as pessoas a experimentar, é uma maravilha."

A vertente desportiva é aposta forte da Casa Benfica e a resposta por parte da população tem sido muito positiva.

"Começámos com o futsal, temos todos os escalões dos 6 anos aos seniores. Temos depois o andebol, só com escalões de formação, e a ginástica que conta com 270 atletas. No futebol de praia, a nossa modalidade mais recente, tivemos este ano a nossa primeira participação no Campeonato Nacional", disse.

Há muitas opções, mas esta embaixada quer mais!

"Estamos abertos a todas as modalidades. Queremos dar oportunidade a todas as pessoas da região poderem participar e praticar desporto. As Casas Benfica, hoje em dia, são muito importantes nas respetivas regiões e estamos muito bem inseridos aqui em Viseu", afiançou.

Qual o principal objetivo? "Engrandecer o nome do Benfica e a região onde nos  inserimos", atirou taxativamente.

Casa Benfica Viseu

Luís Amaral é o coordenador da secção de andebol da CB Viseu e explica como tudo funciona.

"Temos equipas a partir dos manitas, rapazes e raparigas a partir dos 5 anos. Estamos a trabalhar para ter cada vez mais atletas. A secção foi criada em 2019 e surgiu através do Desporto Escolar. Havia poucas competições e, em conjunto com um grupo de pais, criámos a secção para dar resposta. Temos equipas até às iniciadas femininas", afirmou.

"É um orgulho jogar com esta camisola. O nosso objetivo é formar atletas e jovens para no futuro terem opções. A nossa ambição é termos cada vez mais atletas e formá-los", concluiu.

Casa Benfica Viseu

O futsal foi a primeira modalidade a ser implementada na CB Viseu, remontando a 2005.

"Iniciamos a formação a partir dos 5 anos, alguns jovens até com 4, adaptam-se bem, e temos equipas até aos seniores… é dos 5 aos 40", disse, sorridente, Rui Maurício, coordenador da secção.

"Tínhamos mais atletas antes da pandemia, este ano vamos recomeçar atividades com menos, mas vamos", apontou pleno de confiança.

Olhando para o caminho até então, este é muito positivo e motivo de orgulho.

"Já temos algum percurso feito. É bastante gratificante. A nossa ambição é formar os atletas para que possam chegar a seniores e dar continuidade. Também é importante termos atletas aqui formados e que estejam em outros clubes e a um nível mais superior. Participamos em provas distritais em todos os escalões e já ganhámos vários títulos, mas há outras vitórias, nomeadamente formar atletas e pessoas e criar valores tais como a interajuda e solidariedade. Isso para nós é mais importante do que os títulos", finalizou.

Casa Benfica Viseu

A praia mais perto fica em Aveiro, a cerca de 60 quilómetros de distância, mas a aposta no futebol de praia na CB Viseu tem dados frutos.

"Fui jogador de futebol de praia na Suíça quando estive emigrado. Quando regressei a Portugal propus ao presidente da Casa criar a modalidade e houve abertura e muito interesse", explicou o coordenador da secção, Nuno Cruz.

"Começámos a trabalhar nesta ideia em novembro do ano passado, e em termos práticos começámos a treinar em abril. Temos um campo com um areal muito bom, do município, onde treinamos. Houve muita gente interessada na modalidade, penso que viemos colmatar uma falta que existia na zona", revelou.

Para já só existe uma equipa de seniores masculinos, mas as novidades estão para muito breve...

"Temos 21 jogadores na nossa equipa e participámos no Campeonato Nacional neste ano. É um orgulho enorme vestir esta camisola, este símbolo tem muita força. Gostaríamos ter uma equipa de Juniores, mas não vai ser para já, mas vamos ter uma equipa feminina de seniores na próxima época", revelou, entusiasmado.

Casa Benfica Viseu

São 270 atletas, a partir dos 4 anos até aos seniores, repartidos pelas variantes de trampolins e ginástica para todos, algo que para muito contribui o apoio da Câmara Municipal ao nível de infraestruturas de apoio.

"Esta é uma secção que dá resposta nas disciplinas de trampolins e ginástica para todos. Trabalha-se desde a aprendizagem de base, força, equilíbrio, flexibilidade e confiança, e também a parte mais lúdica e a manutenção da atividade física", explicou Dinis Figueiredo, coordenador da secção.

"Temos vários grupos de trabalho, por níveis e idades, e temos atividades de segunda-feira a sábado. Treinamos no ginásio do Pavilhão Cidade de Viseu, com o apoio da Câmara Municipal", revelou.

"Neste momento não precisamos de nos publicitar. Motivamos e cativamos as crianças, todas as pessoas, e elas vão passando a palavra, aliás, a ginástica só por si é já motivante. É bom praticar atividade física de forma saudável e equilibrada, e temos o objetivo de criar cidadãos saudáveis", disse o responsável.

Para além da ginástica, Dinis Figueiredo é também responsável de outra modalidade recente nesta embaixada, o disco golfe.

"É muito recente, as regras são as do golfe tradicional, mas é jogado com um disco. Já temos atletas federados e já participámos em competições, a mais recente foi a Liga das Beiras", explicou.

"Este é um desporto mais praticado nos países nórdicos, onde tem tradição. Em Portugal temos cerca de 30 atletas", revelou.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 8 de outubro de 2021

Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar