Futebol feminino

31 agosto 2021, 20h22

Festejos

RESUMO DO JOGO

A equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica saiu dos Países Baixos com um empate (1-1) diante do Twente, na partida da primeira mão da ronda 2 de acesso à Liga dos Campeões.

Na antevisão à partida, Filipa Patão realçara a força das neerlandesas "ao nível da pressão e nas dinâmicas ofensivas". Como tal, o onze das águias apresentou-se em 4x4x2, com um meio-campo "reforçado" com três médias bastante rotativas, Pauleta, Andreia Faria e Beatriz Cameirão, a fim de tentarem ter mais posse de bola e contrariarem a força atacante do Twente.

Twente-Benfica

Com o apoio de cerca de uma dezena de Benfiquistas nas bancadas, as encarnadas entraram personalizadas na partida. Aos 5', através de um livre direto, Jansen ameaçou a baliza do Benfica. O equilíbrio era o tónico, com o Twente a ter mais bola, muita dela consentida, e as encarnadas a saírem em ataques rápidos.

Aos 18', o marcador foi inaugurado no Estádio do Twente. Excelente passe de Andreia Faria, simulação de Ana Vitória e Beatriz Cameirão a aparecer isolada na área das da casa. Frente a Van Domselaar, a média não perdoou e fez o 0-1. Após o tento sofrido, o Twente intensificou a pressão, acercou-se ainda mais da área benfiquista, mas sem levar real perigo à baliza defendida por Letícia.

A exceção aconteceu aos 41'. Perda de bola do Benfica na saída para o ataque, Jansen recuperou o esférico, cruzou e Fenna Kalma empatou a contenda 1-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

RESUMO DA 1.ª PARTE

O Twente veio dos balneários mais acutilante e, aos 47', Fenna Kalma rematou com perigo à baliza do Benfica. Com o segundo tento no horizonte, as neerlandesas apresentavam-se bastante pressionantes sobre a bola, dificultando a saída das águias para o ataque. A entrada de Cloé Lacasse, aos 51', veio dar outra disposição ofensiva ao Benfica, com a canadiana a servir Nycole para dois remates, aos 58' e aos 60'.

Aos 65', o Benfica ficou muito perto dos festejos. Uma vez mais, Cloé Lacasse na jogada a descobrir Kika Nazareth na área, esta ultrapassou uma adversária, mas Van Domselaar saiu dos postes e segurou a bola. Havia mais Benfica à flor da relva nesta fase do encontro e, aos 74', Valéria, isolada, permitiu uma grande intervenção a Van Domselaar. Volvidos três minutos, aos 77', belo desdobramento ofensivo do conjunto luso e Kika Nazareth com novo tiro para defesa de Van Domselaar.

Apesar de ter somado várias soberanas oportunidades para sair dos Países Baixos com uma vitória, o Benfica averbou um empate (1-1) que deixa tudo em aberto para a segunda mão, que vai ter lugar às 19h00 de 9 de setembro, no Benfica Campus.

Twente-Benfica

DECLARAÇÕES À BTV

Filipa Patão (equipa técnica do Benfica): "Tivemos de gerir algumas jogadoras que alinharam 90 minutos e que tiveram um jogo bastante exigente no fim de semana. Sabíamos que o Twente ia estar na máxima força, com todas as jogadoras frescas. Daí a nossa estratégia de tentar proteger a equipa e as jogadoras. Faz parte, são duas mãos. Apesar de tudo, correu bem e poderia ter corrido melhor se tivéssemos aproveitado as oportunidades de golo. Deixo um apelo aos Benfiquistas para nos apoiarem no Seixal no dia 9. Elas merecem e o Benfica merece estar nas competições europeias. O que nos move e dá força é sabermos que, em qualquer parte em que estivermos, o adepto do Benfica está lá a apoiar do primeiro ao último minuto. Isso dá-nos um acreditar enorme. Daí a nossa filosofia: 'Ama o Benfica e nada te faltará'. Elas foram umas guerreiras, e um muito obrigado aos adeptos que nos apoiaram."

Ana Vitória (jogadora do Benfica): "Foi uma boa partida. Foi um jogo bem jogado por ambas as equipas. Superámo-nos, apesar do cansaço. Conseguimos fazer o proposto e seguir com a nossa estratégia de jogo. O resultado não foi o que queríamos, mas a eliminatória está em aberto para decidirmos em casa, com a presença dos nossos adeptos. Quero agradecer aos adeptos que nos apoiaram aqui e fazer um convite para nos apoiarem na segunda mão. A nossa equipa esteve ao nível a que costuma estar. Trabalhamos para estar na melhor forma. Gostamos de jogar estes jogos competitivos e estas competições."

Twente-Benfica

Twente-Benfica
1-1
Estádio do FC Twente
Onze do Benfica
Letícia, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Lúcia Alves, Pauleta (Christy Ucheibe, 78'), Beatriz Cameirão, Andreia Faria (Kika Nazareth, 60'), Ana Vitória, Nycole (Valéria, 60') e Marta Cintra (Cloé Lacasse, 51')
Suplentes
Carolina Vilão, Matilde Fidalgo, Ana Seiça, Carolina Correia, Christy Ucheibe (78'), Maria Negrão, Madalina Tatar, Kika Nazareth (60'), Cloé Lacasse (51') e Valéria (60')
Ao intervalo 1-1
Golo do Benfica
 Beatriz Cameirão (18')

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica e NES Images
Última atualização: 9 de setembro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar