Casas Benfica

31 julho 2021, 09h43

Programa "Pelas Casas do Benfica" da BTV

REPORTAGEM BTV

No distrito de Viseu, a Casa Benfica Tabuaço tem vindo a trabalhar em várias frentes no dinamismo da sua vila, nomeadamente através da prática de BTT, da organização de eventos e de excursões ao Estádio da Luz.

Foi pelas mãos de um grupo de Benfiquistas calorosos que a embaixada n.º 103 do Clube renasceu. Fundado em 1999, o braço-armado do Benfica fechou portas pela falta de instalações, até à sua reabertura, em 2010, no centro da vila. Reerguida a Casa, a Direção apostou no BTT, uma prática comum na região e um dos cartões de visita da vila de Tabuaço, como avançou Bruno Fernandes, responsável pelas modalidades daquele espaço, à BTV, em mais um episódio virtual do programa "Pelas Casas do Benfica".

"Já tínhamos alguns sócios que praticavam BTT por lazer. A convite da Direção, em 2011, juntámos esses sócios numa equipa [que conta já com oito atletas] para participar em provas que decorriam aqui na zona de Tabuaço", começou por explicar Bruno Fernandes.

Casa Benfica Tabuaço

"Temos uns trilhos bastante razoáveis. Convém ter uma boa preparação, porque estamos na região marcada do Douro, é muito montanhosa, mas tem vistas excelentes para a prática da modalidade. Muitas das provas acabam por não ser para competir, mas para se passear e conhecer a zona. Já fizemos um passeio BTT da Casa Benfica, tivemos uma adesão fantástica, onde algumas pessoas amigas dos nossos atletas, de outras zonas, e praticantes da modalidade, disseram que tinha sido o BTT mais bonito que já tinham feito", partilhou.

Casa Benfica Tabuaço

Da prática de desporto ao entretenimento, a embaixada do Clube também organiza torneios de sueca, amigáveis de futsal, convívios e eventos para todos aqueles que quiserem participar.

"Já estivemos várias vezes no programa de festas do São João. Um dos eventos que organizámos foi uma corrida de carrinhos de rolamentos e juntou imensas pessoas de várias zonas. Promovemos muito bem o evento. Para além disso, temos sempre as nossas barraquinhas com produtos regionais para os visitantes conhecerem", recordou Augusto Teixeira, responsável pelos eventos organizados pelo braço-armado do Clube.

Casa Benfica Tabuaço

E porque os Benfiquistas são a alma das Casas, são ainda planeadas excursões ao Estádio da Luz e a estádios vizinhos para se "ver a bola".

"Nós juntamo-nos todos, falamos com os interessados, organizamos os lugares e petiscos e pela viagem fora fazemos a nossa festa até ao Estádio da Luz. Demoramos cinco horas, mas no final é gratificante. Há muitas pessoas nesta região que não têm oportunidade de visitar o Estádio da Luz, e assim conseguem. Em média juntamos 50 pessoas por excursão", explicou Carlos Rocha, responsável pelas excursões.

Casa Benfica Tabuaço

Quanto ao futuro da Casa Benfica Tabuaço, o presidente José Luís Longa assegura já se ter discutido a possibilidade de uma nova imagem, através do Projeto Casas 2.0, mas que é necessário "ter os pés bem assentes no chão" para arriscar.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 31 de julho de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar